Projeto Resgatarte

Sejam bem-vindos ao projeto resgatart!!!

sábado, 8 de junho de 2013

Assemblage / Assemblagem.

Durante a segunda semana da disciplina Laboratório de Poéticas Contemporâneas pude perceber o quanto três movimentos artísticos puderam influenciar o mundo das Artes Visuais mundialmente. Pude pesquisar e perceber que a assemblage refere-se a obras de artes que fazem também uso de objetos que particularmente conheço como sendo instalações artísticas, mas percebi que pode ser uma mistura de técnicas que envolvem pintura, colagem e sobreposição de objetos num determinado ambiente. Conclui que surgiu durante o Cubismo, Dadaísmo e que no meu ponto de vista chegou ao seu ápice durante o Surrealismo no século XX e que sugerem obras com varias finalidades, objetivos e por transmitirem outras perspectivas visuais. Pude pesquisar artistas que fizeram uso desta técnica como o artista Aurédie Verdier, Jean Dubuffet, Pablo Picasso, Kurt Schwitters, Georges Braque, Marcel Duchamp e outros. Esse tipo de trabalho é considerado uma produção artística contemporânea que envolveu objetos do cotidiano de cada artista. Como estamos estudando obras e movimentos que saíram do bidimensional para o tridimensional, creio que essa técnica envolve ambos e nos demonstra com facilidade a utilização de diferentes recursos para assim promover novas sensações e perspectivas. Claro que tudo o que for sobreposto ou criado dentro da temática do assemblage tem que manter relações com a vida do artista, ou seja, é uma continuidade exposta da vida do artista podendo fazer uma crítica ao sistema, governo, política e demais areas da sociedade (minha percepção). Pensei durante a semana em criar uma assemblage que transmitisse tudo o que faço, gosto de praticar e que utilizo durante o meu dia a dia. Comecei recolhendo materiais e procurando outros que havia guardado em casa para eventualidades ou até mesmo por gostar de guardar esse tipo de material para assim reutiliza-los em minhas obras de arte. Tinha uma tela que achei no lixo da escola. Então pintei ela de preto com tinta guache e como tinha algumas lâmpadas queimadas em casa guardadas logo surgiu uma ideia de juntar esses materiais. Minha esposa gosta muito de refrigerante e eu gosto de guardar tanto as tampinhas quanto as garrafas então peguei as tampinhas e coloquei nas lâmpadas para dar ideia de bocais. Daí peguei barbantes de cores variadas, um pequeno livro também achado molhado dias atrás e decidi fazer uma conexão. Mas antes passei tinta no interior das lâmpadas e usei Pistola de cola quente e um bastão de cola quente pra colocar os bocais e os barbantes guiando-os até às páginas do livro. Em seguida para deixar a composição mais colorida utilizei cola 3D de cores variadas para dar mais brilho e volume à minha composição. Todos os materiais usados então foram reutilizados, pois eram considerados “lixo” por alguém e eu como acredito na reciclagem fiz questão de reutiliza-los. Acredito que a obra de arte criada retrata tudo o que hoje eu faço, ou seja, o meu trabalho é resultado de estudo e de pesquisas que devo constantemente realizar. Como sou produtor de eventos escolares devo sempre ter uma ideia para que o evento atraia muitos espectadores. As lâmpadas sugerem ideias que são resultados de muitas pesquisas e leituras que devo realizar. Outro ponto importante e que tem tudo a vê com a minha produção artística é que também sou professor e sendo professor devo sempre me manter atualizado e buscando novos conhecimentos para que os mesmos sejam repassados aos meus educandos agregando novos conhecimentos e possibilitando o desenvolvimento esperado pela instituição, pela sociedade e especialmente Poe mim. Não quis colocar outros objetos usados no meu dia a dia, pois iria me fazer falta como, por exemplo, apagador, Pincel, lápis de cor, dentre outros. O livro saindo do espaço proposto pela tela foi crucial para dar a ideia de ilimitadas formas de aquisição de novos conhecimentos e isso se repete nas lâmpadas para demonstrar que podemos sempre ir além das fronteiras propostas por um determinado livro. Não foi uma atividade difícil de ser realizada, pois revela algo que é frequente. Minha querida esposa como sempre fez o registro fotográfico de todos os procedimentos durante a atividade e ainda fiz um vídeo que postei no youtube no link http://youtu.be/mnb9YB4vr6I com uma breve descrição e depoimento sobre a obra finalizada. Abaixo seguem algumas fotos demonstrando o processo de criação da então denominada obra de arte “Fonte do saber”, dimensões 30 cm X 40 cm, criada em 08 de junho de 2013 por Leandro Barbosa Rodrigues especialmente para a atividade da disciplina Laboratório de Poéticas Contemporâneas do curso de Artes Visuais turma 2011 da UAB/ UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares