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sábado, 3 de novembro de 2012

O aluno e a diversidade.

Após assistirmos ao filme: Taare Zameen Par (Somos Todos Diferentes), fomos instigados a perceber uma diversidade encontrada dentro das salas de aula pelos professores e mencionada nas diferentes leis que regem o nosso país e consequentemente esbarra na rotina dos professores dentro do ambiente escolar. O filme expõe um problema de aprendizagem denominado de dislexia que se acompanha Ishaan Awashi dificultando ele decodificar alguns símbolos, a aprender ler e escrever e até mesmo de compreender algumas mensagens. Mas como os professores são capazes de identificar e quais atitudes devem ser tomadas? Não é algo aparentemente simples de ser percebido e demanda uma sensibilidade do professor e uma atenção redobrada, já que os sintomas são variados. Diante dessa percepção o professor deve se informar e informar à direção e equipe sobre as dificuldades percebidas no aluno durante suas aulas para que inicie um trabalho de equipe junto a família deste educando. Posteriormente o professore deve buscar recursos didáticos e pedagógicos para trabalhar com essas diversidades encontradas. Durante o filme esse trabalho diferenciado fica percebido quando o professor Ram Shankar Nikumbh o realiza e modifica o destino do menino Ishaan portador desta dificuldade denominada de “Dislexia”. Percebe-se que não é nada fácil, mas com muita determinação e apoio da escola e sociedade é possível reinserir este aluno sem danos aos demais educandos nas salas de aula. Sobre o professor ser capaz de lecionar para alunos portadores de necessidades especiais? Acredito que isso é possível mesmo que o professor não se identifique com esse aluno, ele deve buscar apoio e informações que o possibilite superar algo aparentemente complicado, já que a legislação brasileira exige que as leis referentes à inclusão seja rigorosamente aplicada nos diferentes locais onde se faz presente algum portador de necessidades especiais. Na maioria das vezes pouquíssimas alterações no planejamento dos professores podem causar mudanças satisfatórias durante o tratamento destes alunos em questão. Quanto as leis que tratam destes casos. Percebo que as mesmas vem sendo aplicadas no ambiente em que vivo, mas que nos outros diferentes ambientes da sociedade essas leis são ignoradas por falta de informação dos portadores e em muitos casos por falta de interesse dos órgãos competentes. Há muitas regiões do Brasil que fazem pouco caso e não buscam se adequar às exigências das Leis. Outra dificuldade percebida durante uma pesquisa que realizei é que muitas das vezes cada aluno necessita de recomendações específicas e em muitos casos alterações nos espaços físicos das instituições de ensino. Alterações essas de responsabilidade de muitos órgãos do governo que não às realizam, impedindo que se cumpram as leis. Quanto a capacitação dos profissionais. Percebo que o governo tem se preocupado com isso nas grandes cidades, mas está deixando a desejar quando pesquisamos as regiões mais carentes e isoladas do Brasil. Mas o professor deve ter a consciência de que deve estar atualizando e aprimorando seus métodos de ensino, bem como, sempre buscar novos recursos didáticos e pedagógicos que possibilite um melhor desenvolvimento pleno não só dos alunos portadores de alguma necessidade especial e sim de todos os seus educandos. Percebo que muitas das vezes as instituições de ensino se preocupam com seus alunos, mas que alguns familiares desses portadores de necessidades especiais não reconhecem a importância de um bom acompanhamento e tratamento adequado para sanar e ou dar uma melhor qualidade de vida a estas pessoas. Acredito que a maioria dos professores tem a consciência de que são colaboradores e mediadores do conhecimento e que estão ali para motivar, amar e trazer seu aluno para a realidade independentemente das condições em que vivem e se encontram estes alunos. Percebo que ser professor hoje é superar sua as barreira do ensino e levar seus alunos a compreender e fazer suas escolhas de maneira consciente. O filme nos leva a refletir sobre quais as atitudes a serem tomadas diante das diversidades encontradas no dia-a-dia dessa profissão que interferirá no futuro de toda uma nação e geração. Ele ainda nos mostra que para ser um excelente professor ele deve estar atento aos olhares que muitas das vezes se encontram perdidos e ser o caminho exemplar para o mesmo, deve ouvir os pedidos de socorro daqueles que numa simples lágrima quer expor tudo o que muitas palavras não são suficientes para dizer o que o mesmo sente e visualizar por outros ângulos o que muitas das vezes para ele é apenas um exibicionismo como sendo mais um pedido de socorro e atenção. Algumas vezes também pessoas aparentemente normais necessitam de orientação e atenção um exemplo claro disso pode ser percebido quando observamos os asilos e orfanatos cheios de pessoas normais e/ou portadoras de alguma necessidade especial que foram abandonadas e sofrem com isso, pois se sentem usadas e descartadas como se não servissem mais para algo. Buscar pessoas que já tiverem alguma experiência nesta area também é muito bom, pois você fará uma analise crítica de como lidar com algumas situações que talvez não foram relatadas em pesquisas e estudos nesta area. E por fim, o profissional deve buscar se interessar mais do que esperar que o governo perceba a necessidade de tratar sobre esse assunto, ou seja, pensar e buscar ser a diferença no meio em que vive, influenciando sempre os demais. Só assim os professores serão devidamente reconhecidos e mais valorizados por toda a sociedade. Estas informações estarão disponíveis em: http://leandrobrodrigues.blogspot.com.br/ e http://resgatartbrasil.blogspot.com.br/ .

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